Crie vídeos musicais com o Reaper sem sofrimento

Atualmente, construir uma presença na internet e expor suas habilidades é um cartão de visita fundamental para quem possui pretensões musicais. Nesse sentido, com certeza, um dos principais recursos a serem explorados é a produção de vídeos. Você já deve saber que, hoje em dia, qualquer celular grava imagens com qualidade excelente, mas e o…

Continuar lendo →

Expandindo a visão sobre Limiter: Hard e Soft clipping

Limiters são compressores de Ratio infinito, extremamente radicais, que impedem que picos de volume ultrapassem o limiar estabelecido (Threshold). Por conta dessa habilidade de bloqueio, os Limiters inicialmente foram usados para proteção contra picos de volumes que pudessem danificar transmissores de rádio, ou cortes de vinil, por exemplo. Atualmente, se tornaram uma ferramenta fundamental nas…

Continuar lendo →

Em qual volume finalizar uma produção?

A pergunta “qual volume devo finalizar minhas produções?” é a mais comum quando o assunto é masterização. O fato é que não existe um padrão oficial e justamente essa falta de padrão é responsável pelo o que chamamos de Loudness War (Guerra de volume), uma disputa entre produtores para ver quem soa mais alto e…

Continuar lendo →

Principais erros de iniciante que você não pode mais cometer!

Pesquisando material de áudio para utilizar nos meus cursos, achei um HD externo com um projeto bastante antigo. Foi o disco de um projeto autoral meu (antes do Bongrado), no qual compus as músicas e chamei alguns amigos para participar das gravações, inclusive um vocalista (na época ainda não tinha me aventurado no canto). Escolhi…

Continuar lendo →

LEVELLING – Dominando os volumes

Há alguns dias realizei um evento online, a Semana da Mixagem. Durante cinco dias, entrei ao vivo trazendo aulas sobre temas diversos, dentro do universo da Mixagem. Falei sobre volumes, equalização, compressão, reverbs e finalização de mix. Pois bem, algumas pessoas não conseguiram acompanhar todos os dias, então fiz uma enquete para saber qual dia…

Continuar lendo →

Boost de frequências com o Amber – Review e prática

Eu também sou um entusiasta de novas tecnologias. Como bom “cara do home studio”, adoro as facilidades que o universo dos softwares nos trazem e claro, essas mágicas todas de reprodução de características analógicas dentro do universo in the box. Me sinto deixando de usar cartas para usar e-mails, chats e afins. Romantismos à parte,…

Continuar lendo →

5 erros de Mixagem que estão arruinando seu resultado

Desde que eu comecei a dar aulas presenciais em 2011, que o tema predileto dos alunos é MIXAGEM. Sim, queridos amigos, nessa fase é que a mágica acontece, mas como todo bom “mágico”, você precisa de bons assistentes. Nesse caso, os melhores são: um bom par de ouvidos e um bom conjunto de neurônios. A…

Continuar lendo →

Como tirar um som analógico com o computador – Tipos de Emulação.

Translated version here (sorry by the mistakes) A busca pelo som perfeito move o universo do áudio. Para a maioria, essa aventura se dá no meio digital, o que tem impulsionado empresas de diferentes portes a desenvolverem softwares que mereçam atenção, nesse mar de lançamentos e novidades. O ramo das emulações cresce a cada ano,…

Continuar lendo →

Gravar processando. Sim ou não?

No ambiente “In the box” uma preocupação comum é emular equipamentos reais que se tornaram clássicos na produção musical. De maneira geral, o que vemos mais, é a utilização desses plugins na mixagem. Mas convenhamos, num estúdio de maior porte, que possui esses equipamentos, seus usos não se dão apenas na mix, mas também na…

Continuar lendo →

Attack e Release – Como usar?

Esta semana iniciei uma parceria muito bacana com o site Audio Reporter, um dos ambientes online referência no Brasil, no nosso ramo. Estou contribuindo com artigos e o meu primeiro post foi sobre um tema muito querido, compressão. Minha opinião sobre as dificuldades de se usar um compressor é que elas partem do fato de…

Continuar lendo →

Page 1 of 4