Conheça a emulação do DRAWMER 1973 e desvende a compressão multi-banda

Este é um artigo gratuito, mas caso se sinta à vontade, apoie a produção de novos artigos através de uma doação de qualquer valor. É correto e acessível a todos.

Doar

Nos últimos meses eu estive em constante pesquisa para o meu novo curso, o Compressores Clássicos (confira aqui), o que me rendeu muita informação legal e a descoberta de excelentes ferramentas. Como nem tudo coube no curso, alguns artigos vão servir como um extra.

O artigo dessa semana é um combo! Porque de uma só vez, mistura três categorias: apresenta um plugin emulador, com características inteligentes dos plugins modernos e de que quebra, tem uma pitada de dicas de produção. Estamos falando do Drawmer 1973, um plugin bem recente da Softube, que simula um FET compressor multi-banda.

Figura - A "cara" do equipamento real. A marca Softube é referência em emulações e promete fidelidade ao original.

A compressão multi-banda é um mistério pra muitos, provavelmente, pelas muitas possibilidades que essa técnica permite. Por exemplo, ela pode evitar que algumas tracks soem booming, sem afetar a naturalidade dinâmica das demais regiões. Isso é interessante particularmente em masterização, porque você pode comprimir graves, tanto corretivamente quanto esteticamente, sem o inconveniente do efeito de pumping (bombeamento) no restante. Este efeito é aquela perceptível queda brusca de volume, causada por um excesso pontual de compressão, comumente desencadeada por frequências com muita energia como os subs e graves.

Outra vantagem de se controlar os graves dessa forma, é que se ganha headroom nessa região. Ou seja, os graves mais compactados "ocupam menos espaço" dentro do limiter final, permitindo que a música, enquanto um bloco sonoro, alcance volumes mais altos, com menos efeitos negativos de excessos de limitação.

O uso de um compressor multi-banda se extende para várias outras funcionalidades. Você pode controlar sibilância ou aspereza de um vocal mais ardido. Pode, comprimir o geral da sua bateria, utilizando uma combinação de menos redução nos graves e agudos (para preservar a dinâmica original) e mais redução nos médios (controlando, ou trazendo mais impacto ainda). Vale a pesquisa.

Na verdade, o Drawmer da Softube traz uma outra instância do plugin muito interessante, o S73, que os caras chamaram de "Intelligent Master Processor. Este é uma ferramenta para aplicação de presets muito musicais e veio para facilitar a vida do usuário mais prático. O plugin oferece uma série de presets, para diferentes finalidades, que pode poupar tempo e resolver sua vida rapidamente.

Confira o vídeo onde mostro alguns exemplos práticos.

Quer ser avisado do próximo artigo? Inscreva-se!