Crie vídeos musicais com o Reaper sem sofrimento

Atualmente, construir uma presença na internet e expor suas habilidades é um cartão de visita fundamental para quem possui pretensões musicais. Nesse sentido, com certeza, um dos principais recursos a serem explorados é a produção de vídeos.

Você já deve saber que, hoje em dia, qualquer celular grava imagens com qualidade excelente, mas e o áudio? Muitos produtores me perguntam como associar um áudio de qualidade com suas imagens. Talvez você acredite que precise dominar algum software sofisticado de produção de vídeo, pois então saiba que o Reaper, uma DAW voltada pra áudio, bate um bolão na praia do vídeo também. Se você já é usuário será uma mão na roda e se ainda não é, esta será uma boa oportunidade para aprender um pouco e resolver sua produção de vídeo de música com uma única ferramenta.

Vale lembrar que o Reaper é um software praticamente gratuito, você paga sua licença quando preferir, logo, não tem porque não testar. Faça o download aqui.

A seguir descrevo os passos principais para você produzir um bom vídeo musical e expor seu talento. O vídeo abaixo, postado no meu instagram, foi produzido dessa forma.

1 – Posicione sua câmera/celular. Configure um projeto de gravação de áudio no Reaper. Dê Rec em ambos.

2 – Após gravado. Importe seu vídeo para o mesmo projeto: Menu Insert / Media File.

3 – Será criado uma track convencional, com o transiente de áudio do vídeo (que ainda não estará visível). Simplesmente feche totalmente o fader de volume dessa track.

4 – Abra a janela de visualização do vídeo: Menu View / Video Window.

5 – Sincronize a imagem com o som. Se tiver criado alguma “claquete” fake pode ajudar, mas não é difícil alinhar manualmente. No exemplo acima eu cortei o vídeo no primeiro ataque do dedo e alinhei com o início da primeira nota.

6 – É possível fazer tratamentos, usando inclusive plugins para vídeo (o Reaper oferece alguns nativos), mas se esse for um recurso avançado para você, não precisa se preocupar.

7 – Exporte seu vídeo. No Menu File / Render abrirá uma janela, você deve escolher um formato de exportação de vídeo e renderizar normalmente.

 


Figura – imagem de uma configuração teste de renderização de vídeo para você se guiar. Repare que o formato final é MOV, não encontrei a opção MP4, mas se necessária a conversão, você consegue facilmente algum conversor online ou software gratuito como o Handbrake.

 

Dica extra – Instale na sua máquina e no celular algum serviço de armazenamento de dados em nuvem, isso facilita o processo de transição de arquivos entre os dispositivos. Por exemplo, gravo o vídeo e compartilho com o app Dropbox que fará o upload e o adicionará no meu computador. Após as edições no PC, exporto o novo vídeo, jogo na mesma pasta e dessa vez, depois do upload, ele estará no meu celular, bastando postar nas redes sociais do mobile.