Plugins de emulação GRATUITOS de altíssima qualidade! Acustica Audio

Este é um artigo gratuito, mas caso se sinta à vontade, apoie a produção de novos artigos através de uma doação de qualquer valor. É correto e acessível a todos.

Doar

Atendendo a pedidos, tenho feito artigos sobre plugins emuladores. A tecnologia de emulação é algo que vem evoluindo muito no universo do áudio digital. Conforme os computadores vão ficando mais potentes, ganhando poder de processamento para rodar de forma leve plugins mais complexos, os processos de emulação vão ficando mais capazes de reproduzir as características dos hardwares.

O que percebo, é que esses plugins mais modernos conseguem texturas bastante musicais, em termos da manipulação das frequências, dinâmica e saturação.

O problema é que o desenvolvimento de algoritmos de primeira linha é algo que demanda investimentos, que muitas vezes não são acessíveis para empresas desenvolvedoras mais simples, de forma que é preciso ficar atento quanto à procedência dos plugins.

Veja bem, quero deixar claro que não tenho nada contra plugins gratuitos, mas a bem da verdade, o mercado está cheio de plugins com cara de equipamentos clássicos, sem de fato possuírem uma estrutura de emulação. Então, quando se trata de software gratuito, é preciso ficar ligado.

Felizmente, no mercado também temos empresas sérias que disponibilizam algumas amostras grátis muito interessantes. É o caso da Acustica Audio, uma empresa Italiana que desenvolve plugins de primeira linha. Eles são os criadores do Nebula (de 2005), um leitor de impulses super avançado (em breve farei um artigo sobre) e de uns anos para cá começaram a desenvolver plugins baseados na sua tecnologia Acqua Engine, que são versões stand alone, com GUI própria, de bibliotecas do Nebula.

Nesse artigo, apresento 4 plugins gratuitos da Acustica Audio, que testei e achei muito bacana o resultado. Também estou testando os plugins pagos da marca. Todos de pirar! Em breve quero escrever sobre estes  e já estou mirando o investimento em alguns.

AcquaVox - é o mais antigo, mas ainda muito útil. Este plugin emula a seção preamp do channel strip Manley Voxbox. A proposta é quebrar um pouco da frieza dos prés digitais. A marca desenvolvedora parceira é a AlexB, que produz excelentes impulses para o Nebula. Vale saber mais.

TAN - este é bem recente. Um plugin de emulação de um circuito de compressão VCA (não se baseia em nenhum equipamento específico). Bastante transparente e discreto, que justamente por isso, permite compressões drásticas e pouco aparentes.

RED - um EQ de apenas três bandas, mas que soa muito bem. A marca não informa se é baseado em algum hardware específico. Curti muito para lapidações mais estéticas, valorizando alguns pontos de uma track/mix.

OCHRE - outro EQ, também de três bandas, mas com mais parâmetros (como escolha de frequência e largura de banda). É baseado em um equipamento real, porém não famoso. De fato, foi um home made, o primeiro EQ físico do desenvolvedor, que resolveu fazer uma homenagem ao hardware, criando sua emulação. Soa muito musical também.

Confira o vídeo onde explico mais e apresento uma aplicação prática dos plugins:

 

Quer ser avisado do próximo artigo? Inscreva-se!